Working with Trend-Driven Innovation in a Latin American country, right after an earthquake – the Ecuador diaries

tdi-ecuador-diaries
 BLOG HOME 

Featured image source: The Independent 

As our Lead Trend Strategist for South & Central America, Luciana Stein works with some of the most forward-thinking organizations in the region. Just before a recent trip to Ecuador, however, catastrophe struck - an earthquake registering 6.1 on the Richter Scale. Here, Luciana describes her consistent appreciation for the commitment to Trend-Driven Innovation in the country (whose population is smaller than the metropolitan area of Sao Paolo), even in the aftermath of such a devastating disaster. 

Ecuador-2

Recentemente a TrendWatching SCA visitou Guayaquil para ajudar um banco e um grupo de empresas de comunicação a identificarem e adaptarem tendências de consumo à sua região.

Guayaquil é a segunda cidade mais importante do Equador – país com população total menor do que a da região metropolitana de São Paulo – e com um cenário criativo e de negócios crescente em importância na região. No fim de 2016, um dos nossos clientes, a Insights, realizará um super evento que trará alguns dos nomes mais importantes da inovação mundial como Jessica Walsh e Cindy Galop – veja REINVENTION.

É surpreendente encontrar tanto em um pais tão pequeno – e que passou por um terremoto em abril de 2016. No entanto, se você ê um pesquisador de tendências ou um designer, àvido por tropeçar em inovações vindas das marcas quando viaja, é importante receitar certa paciência. Em geral você tem de procurar mais atrás de inovações de produtos e serviços na América Latina – as inovações nāo caem no seu colo como quando viaja mais para o norte do mundo. 

E a direção do seu olhar investigativo talvez tenha de ser outra para encontrar muitas inovações no continente. A inovação na América Latina está frequentemente no comportamento dos latino-americanos que se adiantam às marcas naquilo que eles precisam do mercado de consumo. Na América Latina, alguns consumidores são mais ágeis do que muitas empresas. Eles estão constantemente hackeando produtos e serviços – veja o exemplo do taxista que trocou o estofado do carro por uma cadeira de praia para driblar o calor equatoriano em um automóvel sem ar condicionado. Pode parecer apenas um exemplo isolado, mas ele contem uma cultura - e os taxistas são fundamentais para ajudar você a decifrá-la (em todas as cidades do mundo, creio)

Beach-chair-driver

Em Guayaquil, esqueça os taxímetros dos taxis. Eles estão ali, mas não funcionam. No taxi, é frequente encontrar um “botón de pânico” do lado do motorista – para proteger contra a violência urbana. Não sabemos se os passageiros estão também protegidos e pelo o que averiguamos, na maioria das vezes pagamos um ou dois dólares a mais por um percurso. Mas os taxistas são os guias espirituais de todo o pesquisador de culturas, então vale a pena. Em Guayaquil, taxistas podem perguntar o que você comeu em um tal restaurante e dividem com você o que eles gostam de fazer no fim de semana.

red-button

Como muitas outras cidades Latinoamericanas, a cidade parece um povoado tranquilo com vegetação farta – mas tudo impressão idealizada de brasileiro. Quando você viaja pela America Latina, você se dá conta que muitas vezes o Brasil e os brasileiros agem e pensam como se fosse os Estados Unidos diante da América Latina.

Guayaquil não é tranquila, é intensa. O público das nossas sessões no Equador foi uma galera cativante, participativa que transformou uma sessão de 2 horas de tendências em uma apresentação de 4 horas. Quem esteve presente nessas sessões escutou ativamente  complementando as tendências da TrendWatching com expressões de consumo locais.

Ecuador-3

”E, as inovações dos participantes a partir das tendências de consumo fluíram?”

Ao trabalharmos com as ferramentas Consumer Trend Radar e Consumer Trend Canvas, as ideias afloraram e elas eram reveladoras sobre o quanto ainda podemos fazer (com ou sem a ajuda da tecnologia) para melhor a vida dos consumidores latino-americanos. Assim, talvez consigamos ser mais ágeis e inovar tanto quanto os taxistas de Guayaquil.

***

Through our content and tools, Trendwatching continues to offer professionals in more than 180 countries better predictions for the future and the best inspiration to innovate based on trends.

In 2015, we gave 79 presentations, 32 workshops and five innovation Trends Safaris in more than 30 countries! Our conversations and events "live" full of inspiration sessions provide a high level analysis to update your team in the main consumer trends.

Not only comprehensive, but also location, showing examples and innovations in the industry. Definitely the best tool to broaden horizons and apply successfully trends. Learn more at trendwatching.com/live

 BLOG HOME