propmark logo

Trendwatching.com analisa tendências de consumo

August 14, 2012

As tendências de consumo dos próximos 18 meses no Brasil e no mundo foram apresentadas durante o Consumer Trend Seminar, evento promovido em São Paulo, nesta segunda-feira (13), pela trendwatching.com. Na ocasião, Henry Mason, sócio e diretor global de pesquisa da Trendwatching.com, e Luciana Stein, diretora para a América Latina, destacaram um dos principais estímulos de consumo da atualidade: o desejo pelo novo.

"O desejo pelo novo, também chamado 'newism' ou 'novismo', é o que move o consumidor globalmente e, em especial, na América Latina, onde aparece potencializado. Trata-se da vontade de experimentar coisas diferentes a todo momento, uma vontade que aumenta ainda mais à medida que o consumidor ganha mais dinheiro e tem mais opções ao seu alcance", explica Luciana.

Segundo a executiva, com a infinidade de escolhas, as pessoas sentem necessidade de experiências de consumo mais curtas. "Como resultado, surgem diversos serviços, como o web salão, onde as pessoas podem agendar um serviço de manicure em casa pela internet, ou os vouchers de academia, disponíveis para quem não quer se prender a um plano semestral, por exemplo. Damos a isso o nome de 'flex life', ou seja, o que era fixo agora é fracionado e, assim, o consumidor pode ter diversas ocasiões de consumo em menos tempo. É uma intensa batalha entre marcas, em que a conveniência e a velocidade de entrega do serviço imperam".

Outro fator que determina o comportamento do novo consumidor é a busca por ter o que os demais ainda não têm. A esse indivíduo é dado o nome de "prosumer" ou "consumidor por antecipação". "Luxo e status não é mais ter um produto premium, mas, sim, ter agora e ter antes de todos", diz Luciana. "O 'ter' antes pode estar relacionado a uma série de fatores: pode ser, claro, relacionado aos símbolos tradicionais, como bolsas de marca, mas também a ter conhecimento, ser habilidoso em algo, ser uma pessoa com consciência ecológica, praticar filantroplia ou ter relevância nas redes sociais", acrescenta Mason.

De acordo com o executivo, para saber qual o status almejado pelo consumidor, é preciso avaliar constantemente seu comportamento, analisar quaisquer mudanças e, com isso, trabalhar na melhoria dos produtos e serviços oferecidos. "Inovar, ser transparente, falar a linguagem do cliente, criar intimidade com ele e proporcionar experiências são ações fundamentais para uma empresa obter sucesso. O consumidor não quer só comprar, ele quer ser transformado pelo que compra".

O Consumer Trend Seminar Brasil é o primeiro de uma série de eventos que será realizada ao redor do mundo, em cidades como Xangai, Sydney, Istambul, Amsterdã, Berlim e Nova York.

View Article »

 


More articles about trendwatching.com and our trends »